o projeto



Maré
o movimento permanente, as forças que nascem profundas, a unidade que regenera, o poder do silêncio, trazer e levar, aquilo que vivifica, aurora e ocaso, força e brandura, a jornada, o murmúrio, chegada e partida, a esperança límpida, a escuta do que pulsa.


"A visão de uma extensão de água que veio adquirir, interiormente, significados diferentes ao longo do tempo, parece condensar-se vagarosamente numa forma de sentir e agir. Uma potência que pode ser apresentada, mas dificilmente representada. No entanto, a imagem da água permanece bela, misteriosa, impossível, uma imagem feita de vislumbres".

"Estas imagens da água são um desdobramento natural da série Deambulatório mas também encontra ecos em trabalhos mais antigos como Fleuve, Para ver o silêncio, Traversée. Olhando à distância sem buscar nada, aguardando sem nunca me desviar, gastei muitos anos. Apesar disso, apesar mesmo das aproximações tentadas, ainda agora essa visão permanece envolta num halo de neblina".
E.B.

O Programa de Artista Residente da Unicamp contemplou a área de Gravura no segundo semestre de 2011. Dos 04 projetos indicados pelo Instituto de Artes, o Projeto Maré, de Ernesto Bonato, foi selecionado. O projeto previa a criação de uma xilogravura em duas cores que seria gravada e impressa em parceria com estudantes do Instituto. Além disso, viriam a ser realizadas cinco palestras proferidas pelo artista sobre temas diversos, abertas à comunidade e uma exposição das obras dos estudantes e do artista na Galeria de Arte da Unicamp. Os estudantes que participaram da construção do projeto Maré, trabalhando diretamente com o artista residente foram Adeise Pinez, Carol Vergotti, Deni Lantzman, Dio Pinez, Isabelle Cedotti, João Paulo Marques, Roger Soler, Wagner De Santana Silva. Além deles, dezenas de outros frequentaram o ateliê, participando das sessões de desenho, gravura e pintura que ali ocorriam diariamente, com acesso livre. O livro de presença registrou mais de mil assinaturas durante o período em que o espaço abrigou o projeto. Uma cópia da xilogravura Maré será doada para a Universidade e incorporada ao recem criado Museu de Arte da Unicamp.  O programa possibilitou que houvesse uma interação profícua entre estudantes, docentes e profissionais de áreas de conhecimento diversas, de diferentes cursos e de fora da universidade, atraídos pela dinâmica dos trabalhos que se desenrolaram no ateliê de residência.